Fóssil gigantesco achado na China é de um rinoceronte-girafa incrível

Durante uma escavação na China, paleontólogos encontraram um crânio fossilizado enorme. O item deve ter 25,6 milhões de anos. O fóssil gigantesco pertence a um paraceratério. Eles estão entre os maiores mamíferos já registrados.

Esses animais eram tipos de rinocerontes-girafas. Já haviam sido classificadas cincos espécies de paraceratérios. Essa, encontrada na China seria uma nova: a maior de todas até o momento.

Fóssil gigantesco achado
(Tao Deng)

A novidade já foi batizada. A espécie relacionada ao fóssil gigantesco é chamada de Paraceratherium Linxiaense. O nome envolve o local onde foi encontrado o crânio, ou seja, na Bacia de Linxia, na Província de Gansu.

Desde a década de 1980 que a região é alvo de escavações paleontológica. As informações sobre o estudo foram publicadas no periódico científico Nature Communications Biology.

Fóssil gigantesco encontrado na China traz novidades sobre os rinocerontes-girafa

O crânio encontrado na China está em estado de conservação incrível. O maxilar também estava completo. O nariz desse paraceratério é mais curto do que o dos outros, mas a cavidade nasal é mais profunda.

arqueologia na China
Região da Bacia de Linxia, na China (Tao Deng)

A estrutura desse novo fóssil é mais parecida com a de rinocerontes-girafa encontrados no Cazaquistão e em outras áreas da China. Mas é um pouco diferente do encontrado no sul da China. Nesse caso, o crânio é menor e com cavidade nasal mais rasa.

Quando vivo, esse gigantesco animal devia ter cerca de 4,8 m de altura e devia pesar 21 toneladas. Ou seja, ele pesava o equivalente a quatro elefantes africanos juntos.

Mais curiosidades:

Sonhar com cachorro: Os significados por trás dos sonhos com cachorros

Terceiro maior diamante do mundo foi encontrado em Botsuana

O leão mais famoso do mundo: Scarface morre no Quênia